NFS-e Fortaleza (CE): Nota Fiscal de Serviços eletrônica, obrigatoriedade para Salões de Beleza

Empresários do setor de serviços de beleza foram os últimos a receber orientações sobre a utilização do sistema de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), durante evento do Sindbel, no Sebrae.

Desde o início deste mês, a nota fiscal de serviços em papel foi substituída pela Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), em Fortaleza. A novidade foi explicada, ontem, para o último segmento que faltava ser orientado a respeito do assunto, durante reunião promovida pelo Sindicato de Empresas e Serviços de Beleza (Sindbel), no auditório do Sebrae-CE, no Meireles. “A partir deste mês, as notas de papel são inidôneas e não poderão mais ser emitidas”, explica o gerente da Célula de Gestão do Imposto sobre Serviços (ISS), da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), Eduardo Araújo, que foi convidado a explicar o funcionamento do sistema, no evento.

Eduardo diz que as empresas que tiverem emitido a nota de papel, neste mês, porque não estavam informadas do novo sistema, poderão fazer a substituição da nota pela eletrônica, até a data do vencimento fiscal. Passada essa data, eles ainda poderão fazer a substituição, mas somente com autorização da Sefin. Ele afirma que a NFS-e é um dos sistemas integrantes do Projeto Fortaleza Online, lançado em outubro do ano passado, e que já realizou mais de 30 treinamentos com contadores, através de ações conjuntas com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE).

Segundo a gerente de Tecnologia e Segurança da Informação da Sefin, Érika Campos, desde janeiro deste ano, a Secretaria vem realizando ações de acompanhamento e orientação sobre a NFS-e com todos os segmentos de serviços do município. “Temos tirado dúvidas e explicado como os empresários devem fazer para se adaptar e como emitir a nota eletrônica. A partir de agora, o consumidor poderá receber a nota eletrônica por e-mail, ou pode pedir para imprimir, se quiser”, explica.

Além de ter impacto direto no volume de arrecadação do município, Érika cita como vantagens do novo sistema, a facilidade de emissão, menor custo com equipamento e a sustentabilidade, já que não será mais necessária a utilização de papel. Dentre as dúvidas dos donos de salão de beleza, que participaram do evento, a principal delas era sobre a falta de praticidade na emissão de notas a cada serviço realizado. Para Eduardo Araújo, esse problema pode ser solucionado com a utilização do Recibo Provisório de Serviços (RPS), que é um sistema alternativo de computador que transforma em notas eletrônicas, no fim do dia, todos os recibos registrados naquele dia. “A legislação competente já autorizou o uso desse sistema e alguns setores de serviço já o utilizam”, afirma.

Fonte: Sindilojas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s