NFS-e Aracaju (SE), cidade está no ranking das cidades digitais

Dentre os investimentos na política de inclusão digital e tecnológica, Aracaju é destaque com os seus projetos de democratização e livre acesso à internet.

Ranking foi divulgado no dia 14. Aracaju vem apresentando resultados positivos na sua política de inclusão digital. Iniciativas como o projeto ‘Aracaju Digital’, ‘Um Computador por Aluno (UCA)’, ‘Nota Fiscal Eletrônica’, ‘Portal do Contribuinte’, ‘Portal do Servidor’ e ‘Portal da Transparência’ colocaram Aracaju como a 3ª capital do Nordeste no Índice Brasil das Cidades Digitais.

O ranking, realizado pelo Instituto de pesquisa CPqD e a empresa Momento Editorial, foi divulgado no dia 14, no site do CPqD. O objetivo era medir o nível de digitalização dos municípios brasileiros que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, somente 75 foram classificados na pesquisa. Na região Nordeste, somente as cidades de Tauá (Ceará), Recife (Pernambuco), Grossos (Rio Grande do Norte), João Pessoa (Paraíba) e Aracaju aparecem na lista. Grandes metrópoles nordestinas como Salvador, Natal e Fortaleza são mencionadas em posições mais abaixo ou nem sequer aparecem listadas no ranking.

Para o diretor de tecnologia da informação da PMA, Danilo Porto, o resultado apresentado na pesquisa demonstra os avanços da capital na consolidação dos projetos de inclusão digital. “Estar inserido em uma lista que aponta as cidades mais engajadas nas tecnologias de informação e comunicação, só demonstra o interesse da atual administração em tornar Aracaju um local moderno e preparado para o uso e democratização dos novos meios digitais e tecnológicos”, explica.

Projetos

Dentre os investimentos na política de inclusão digital e tecnológica, Aracaju é destaque com os seus projetos de democratização e livre acesso à internet. Como por exemplo, o ‘Aracaju Digital’ que pretende até 2012 cobrir 30% do município com internet gratuita, através do acesso de redes sem fio (wireless).

Outro projeto pioneiro é o ‘Um Computador por Aluno (UCA)’ em que estudantes, do 1º ao 9º ano, da escola Professora Maria Thétis Nunes, utilizam laptops com acesso à internet na escola e ainda podem levar os aparelhos para casa.

O acesso a serviços do município através do meio eletrônico facilita na divulgação de informações, além de ajudar na transparência do trabalho desempenhado pelos gestores administrativos. Nesse sentido, um dos mais significativos projetos da Prefeitura de Aracaju é o ‘Portal da Transparência’ que disponibiliza para os cidadãos os valores arrecadados e aplicados com o pagamento dos tributos municipais.

Outro grande serviço de divulgação para o público é o ‘Portal do Contribuinte’ em que é possível consultar débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), solicitar certidão negativa, fazer inscrição de empresas e autônomos na prefeitura e obter informações sobre o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) municipal.

A emissão da ‘Nota Fiscal Eletrônica’ também é o mais novo serviço do município que permite ao contribuinte a geração de notas fiscais, dispensando o uso de talões em papéis e a impressão de documentos oficiais. Além desses serviços, ainda podem ser destacados o ‘Portal da Mobilidade’, ‘Fala Cidadão’ e ‘Portal do Servidor’.

Pesquisa

Desenvolvida pela CPqD e Momento Editorial, a pesquisa foi elaborada a partir de um questionário com 15 perguntas respondidas por mais de cem municípios de todas as regiões do país. Desse total, 75 questionários foram validados pela equipe da Momento Editorial e do CPqD, após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE.

Os critérios avaliados durante a pesquisa foram divididos em nove categorias. Elas estavam relacionadas tanto à infraestrutura tecnológica das cidades, como a presença de equipamentos primários, banda, cobertura geográfica, além da disponibilidade de serviços digitais e até de recursos de acessibilidade, por exemplo, para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas.

Fonte: Infonet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s