Minas Gerais: Certificação Digital é iniciada pelos Correios em Manhuaçu (MG)

Durante reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), diretores e empresários participaram do lançamento oficial da Certificação Digital através da Agência dos Correios de Manhuaçu.

Os Correios disponibilizam, desde 2006, o serviço de certificação digital, que permite ao usuário acessar serviços on-line com garantia de autenticidade e segurança. Nos últimos anos, a ACIAM conseguiu com a agência de Manhuaçu que fossem feitos certificados na cidade, mas ultimamente só era possível indo até Ponte Nova.

O tema foi cobrado por várias vezes pelo segmento empresarial e agora está consolidado. “O Pedro Amengol, que atualmente é nosso diretor em Minas Gerais, se comprometeu e atendeu a solicitação da ACIAM. Hoje, temos três funcionários para fazer a certificação em Manhuaçu. Basta a pessoa agendar e pode resolver aqui na cidade mesmo”, ressaltou Wanderlei Magno Elias, coordenador de vendas dos Correios Manhuaçu. A novidade atende a toda a região que estava obrigada a ir até Ponte Nova.

A reunião teve a participação da Gerente da agência Gema Clara Gil Alcon, o Presidente da Associação de Contadores Daniel Guerardt, o representante da Receita Federal Fernando Assumpção Cruz e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Fernando José de Lima.
CERTIFICAÇÃO

Somente algumas agências dos Correios emitem o certificado digital, documento eletrônico que identifica pessoas (e-CPF) e empresas (e-CNPJ), provando sua identidade. Os certificados digitais são utilizados principalmente na Internet para acessar serviços da Secretaria da Receita Federal (obtenção de certidões on-line e de declarações), transações bancárias em meios eletrônicos, compra e venda de produtos via Internet e correio eletrônico, garantindo a identidade do emissor e a integridade do conteúdo da mensagem enviada.

O certificado também pode ser utilizado em outros serviços e operações, tais como assinaturas de documentos eletrônicos, cifrações de documentos, mensagens e códigos.O certificado digital destina-se a qualquer pessoa, física ou jurídica, e pode ser adquirido diretamente na agência de Manhuaçu. “A questão era justamente essa necessidade do empresário ir pessoalmente à agência. O Certificado Digital exige a presença dos sócios das empresas e isso estava muito complicado. Estamos realmente satisfeitos com essa conquista e sabemos que será um ganho em agilidade e eficiência para o setor empresarial”, ressaltou o Presidente da Aciam Toninho Gama.

Fernando Assumpção ainda apresentou uma explicação detalhada dos serviços disponíveis no Portal da Receita Federal. Ele garantiu que a utilização do certificado digital permite maior agilidade para o cidadão, empresários e contadores. “Quase a totalidade dos serviços da Receita Federal podem ser feitos pela internet. Com o certificado digital, eliminamos filas, ganhamos agilidade e eficiência”, ressaltou. Ele ainda entregou uma relação de serviços e produtos disponíveis no site do órgão federal.
CPF

Fernando também anunciou que a Receita Federal do Brasil (RFB) deixou de emitir, desde a última segunda-feira (6), o cartão CPF em formato plástico, e passará a emitir, somente, o Comprovante de Inscrição no CPF – documento gerado no ato do atendimento realizado pelas entidades conveniadas à RFB (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal) ou impresso a partir do site da Receita Federal.

Fonte: Portal Caparaó

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s