NFS-e Rio de Janeiro (RJ): Condomínios Participam da Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Recentemente a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) publicou o decreto que regulamenta a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) – a “Nota Carioca”.

Com a implantação do novo sistema, o procedimento gerador de ISS (Imposto sobre Serviços) será via Internet, reduzindo custo de emissão e armazenagem de Notas Fiscais de Serviços, agilizando todo o processo.

Em outubro, a NFS-e será obrigatória para todos que prestem serviços na cidade do Rio de Janeiro (RJ), sendo vedado apenas para os profissionais autônomos.

A Consultora e Professora Tributária, Samanta Pinheiro, explica que o principal objetivo da prefeitura ao implantar a “Nota Carioca” é o de permitir ao município um maior controle sobre a arrecadação de impostos, visto que se passará a exigir com maior habitualidade a nota fiscal de serviços nos estabelecimentos em geral.

A NFS-e deve ser emitida on-line, por meio da Internet, em sistema próprio da Prefeitura, somente pelos prestadores de serviços estabelecidos no Município do Rio de Janeiro, mediante a utilização da SENHA WEB ou Certificado Digital.

Ronaldo Cal, Controller da CIPA, faz um alerta.

– Os condomínios que não tiverem CNPJ não poderão ter notas de serviços emitidas em seu nome e também não poderão se cadastrar no sistema como tomadores de serviço, visando se beneficiar dos créditos gerados em função do recolhimento de impostos que pode chegar até 50% de desconto no IPTU do condomínio, assim que for autorizado pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Fonte: CIPA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s